9 DICAS DE MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

Uma boa alimentação para ganhar massa muscular é imprescindível para qualquer atleta. Isto é igualmente aplicável a quem gosta de trabalhar o corpo no ginásio e quer aumentar a sua definição muscular. Deve tentar incluir as seguintes dicas na sua alimentação diária e cumpri-las com o maior rigor possível para maximizar ao máximo o ganho de massa muscular.

Dica 1: Tenha uma dieta bastante rica em proteínas. A proteína é a matéria-prima do músculo. Se você não ingerir proteína suficiente a sua alimentação não está adequada ao desenvolvimento muscular. Isto implica ingerir alimentos como carne e peixe. Dê sempre preferência às carnes brancas na sua alimentação pois possuem menos gordura que as carnes vermelhas.

Dica 2: Ingira uma quantidade adequada de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono são a fonte de energia do nosso corpo. Eles devem estar sempre presentes na nossa alimentação. Se gosta de ir malhar para o ginásio com intensidade então vai precisar de muita energia para poder ganhar a massa muscular que tanto deseja. Os hidratos de carbono (ou carbohidratos) podem ser encontrados em alimentos como o pão, a massa e o arroz. Dê sempre preferência aos integrais uma vez que são feitos com o grão inteiro do cereal e são mais ricos em nutrientes.

Dica 3: Consuma gorduras boas. Ao contrário do que muita gente pensa, a gordura é necessária para ganhar massa muscular e não deve ser desprezada na sua alimentação. Há no entanto que saber escolher muito bem qual a qualidade e quantidade de gordura a consumir. Deve deixar de parte as chamadas gorduras saturadas. São as que se podem encontrar nos alimentos de origem animal como por exemplo a manteiga, a banha, o leite, alimentos fritos. Opte por consumir gorduras de origem vegetal como a que constitui o azeite. O ómega-3 e ácidos gordos apesar de ser uma gordura animal, encontrada principalmente no peixe, são excelentes não só para o corpo mas também para a mente. E a sua massa muscular também agradece.

Dica 4: Coma sempre muitos legumes. As vitaminas e minerais dos legumes frescos devem estar presentes na sua alimentação se quiser manter o seu corpo saudável.

Dica 5: Não abuse da fruta. Apesar da fruta ser rica em vitaminas ela também contém muito açúcar natural. Deve ser consumida mas com moderação.

Dica 6: Siga religiosamente os horários das refeições. É muito importante que o corpo receba o seu alimento com a regularidade a que está habituado para funcionar sempre com regularidade de maximizar assim o ganho de massa muscular.

Dica 7: Não menospreze as refeições antes e pós treino. Estas refeições são essenciais e devem ser cuidadosamente tomadas. Elas contribuem directamente tanto para a perda de peso como para o ganho de massa muscular.

Dica 8: Respeite o descanso. O descanso é muito importante para preparar o seu corpo para o treino seguinte. Se o corpo não estiver recuperado quando voltar ao ginásio então o treino vai ser menos eficaz e com piores ganhos musculares. O descanso é tão importante para o ganho muscular como a própria alimentação.

Dica 9: Maximize o seu rendimento com a toma de suplementos. A toma de suplementos revela-se bastante eficaz para complementar uma boa alimentação. Suplementos como a creatina, os batidos de whey protein, a glutamina, a l carnitina e outros devem estar presentes na dieta de um atleta que pratique esforço intenso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>